::: Projetos :::
» Oque é o Projeto

 

 

SHOW DE TALENTOS

O Show de Talentos é um projeto que visa descobrir novos talentos nas comunidades de Natal, abrir espaço para nossos valores musicais, divulgar nossa arte e levar música, entretenimento e cultura a uma população carente deste tipo de evento.

O projeto será desenvolvido em comunidades das quatro regiões administrativas de Natal, de Janeiro a Dezembro, abrindo espaço para todas as manifestações artísticas e culturais das comunidades natalenses

O SHOW DE TALENTOS É UM PROJETO DA PREFEITURA DO NATAL, EXECUTADO PELA SMDC- SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, DENTRO DO PROGRAMA “PREFEITURA NOS BAIRROS”. O SHOW DE TALENTOS  É COORDENADO E APRESENTADO POR FERNANDO LUIZ.

OBJETIVOS

  1. Descobrir e catalogar os talentos descobertos nas comunidades natalenses;
  2. Apresentar ao público em geral os talentos natalenses e divulgar seu trabalho artístico;
  3. Selecionar as atrações artísticas e culturais que mais se destacarem nos shows, para representar suas respectivas comunidades no Festival de Talentos a realizar-se durante as comemorações natalinas na nossa capital.
  4. Premiar com troféus e, se possível, com remuneração financeira os artistas e grupos musicais que mais se destacarem nas suas comunidades;
  5. Incluir no calendário artístico-cultural da cidade os destaques de cada comunidade;
  6. Gravar, anualmente o CD/DVD Show de Talentos com os intérpretes e compositores que se destacarem ao longo do projeto.

CONCLUSÃO

Natal, nossa cidade, vive uma situação atípica: apesar de ser um reduto de grandes talentos, tem um grande número de artistas relegados a um verdadeiro “ostracismo cultural”. Com os resultados alcançados de forma positiva nos shows realizados durante os anos de 2005 e 2006, ficou provado que a fórmula do Show de Talentos alcançou grande sucesso não só em relação ao seu formato como também em termos de público e de diversidade de atrações apresentadas ao longo do evento. Portanto, com as inovações previstas para o ano de 2007, com um novo formato,  com uma produção mais dinâmica e uma melhor estrutura, está claro que o Show de Talentos se consolidará definitivamente, abrindo perspectivas, novos horizontes e nova esperança para os talentos da nossa cidade, excluídos da nossa cena cultural e do próprio mercado de trabalho por absoluta falta de apoio.
           
A arte é, inegavelmente, um instrumento propulsor de transformações sociais; na medida em que os artistas das diversas comunidades – independente da classe social a que pertençam – tiverem oportunidade para se promoverem, também promoverão a sua comunidade e, consequentemente, a cidade em que vivem. Um projeto desta natureza, com certeza, chegará ao conhecimento de um público de pelo menos 100.000 pessoas, se levarmos em consideração não só o número de pessoas que assistirão aos shows, - em média 3.000 pessoas por evento - como também aquelas que tomarão conhecimento dele através do trabalho da assessoria de imprensa da SMDC e da divulgação por meio de outros órgãos como Rádio, TV e Jornais. Assim, sem dúvida, terá surgido em nossa capital um movimento artístico e cultural de caráter inegavelmente popular – sem ser popularesco - que, ao usar a arte como instrumento de promoção social, estará não só descobrindo novos talentos, como abrindo um maior espaço para talentos já consagrados na nossa cidade,
mas também colocando Natal – e por conseqüência o Rio Grande do Norte – em um lugar de destaque na cena cultural do norte e nordeste ou, até mesmo do Brasil.
           
Valorizar a arte das nossas comunidades é a maneira mais certa de contribuir para o resgate dos nossos valores culturais. Para isto, o Show de Talentos é o caminho.